Seja esperto! Entenda por que a redação dissertativa argumentativa é a escolhida pelos exames e produza textos que irão agradar os olhos dos corretores

redação dissertativa argumentativa

Você já parou para pensar por que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros exames de vestibulares exigem o texto dissertativo argumentativo na avaliação da redação?

Você sabe quais são os critérios que os corretores usam para fazer a correção de uma redação dissertativa argumentativa?

Você conhece as características desse tipo de texto a ponto de se sentir seguro, pronto e confortável quando precisa produzi-lo?

Se você está preocupado em aprender a produzir uma boa redação dissertativa argumentativa é sinal que você está ligado na importância de desenvolver um texto de qualidade para obter resultados positivos no Enem assim como em outros exames de vestibulares. Mas além de dominar técnicas desse tipo de texto é importante também saber responder aos questionamentos feitos inicialmente. Então vamos lá.

O ponto de partida

Antes de tudo, é importante que você saiba o que é de fato uma redação dissertativa argumentativa e saber diferenciá-la de outros tipos de redação.

Dissertar é o ato de desenvolver uma ideia, uma opinião, um conceito ou uma tese sobre um determinado assunto. Existe a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa. Definindo temos:

  • Na dissertação expositiva o objetivo é expor uma ideia ou pontos de vista sem a intenção de convencer o leitor da sua ideia.
  • Já na dissertação argumentativa, tipo de texto mais solicitado, trata de expor uma ideia, um problema ou um questionamento e desenvolver, com base em argumentos, um raciocínio com o intuito de convencer, persuadir o leitor levando-o a concordar com a ideia ou ponto de vista exposto.

Será que o fato de saber a definição do texto dissertativo argumentativo é o suficiente para que você se sinta seguro para produzir o seu texto?

O que não pode faltar em um texto dissertativo argumentativo

Apenas saber a definição é muito pouco para ficar confortável na hora da produção de um texto dissertativo argumentativo. Para que você sinta mais confiante é necessário saber que existem pontos importantes dentro da redação dissertativa argumentativa que não podem faltar. Podemos enumerar as mais relevantes:

  • Problematização do tema: É importante saber problematizar o tema, colocando argumentos favoráveis e contrários para fundamentar cada afirmação.
  • Construção da tese: Na redação dissertativa argumentativa, a construção da tese é fundamental para elaborar o texto. Você deve definir qual o aspecto quer abordar, formular sua tese e selecionar os argumentos que utilizará.
  • Persuasão: Lembre-se sempre que ao escrever um texto dissertativo argumentativo deve-se ter o objetivo de persuadir o leitor acerca da opinião defendida.
  • Organização das ideias: Você pode fazer isso de diversas maneiras: com esquemas de suas ideias, anotação de palavra-chave, rascunho, enfim o importante é que você encontre uma maneira para organizar as suas ideias de forma que você possa mudar algo que não ficou claro, acrescentar informações e retirar aquilo que você acha que não está legal e pode prejudicar o seu texto antes da escrita final. Escrever sem elaborar e organizar as ideias pode te trazer resultados negativos.
  • Seleção de argumentos: Depois da construção da sua tese você deve selecionar os argumentos que vai utilizar para defender sua ideia. Isso é muito importante, pois são os argumentos que irão persuadir o leitor.
  • Estrutura do texto: A estrutura básica de um texto dissertativo argumentativo é composta de introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada parte tem a sua função no texto e traz elementos diferentes. Essa estrutura vai te ajudar a dar coesão e progressão textual na sua redação dissertativa argumentativa. A estruturação textual pode ser um diferencial no seu texto e pode somar positivamente para que você obtenha bons resultados.

Você pode estar se perguntando: Por que o Enem e muitos exames de vestibulares exigem a redação dissertativa argumentativa?

Por que esse tipo de texto?

Por que esse tipo de texto?

Uma vez, meu primo que estava na fase de preparação para Enem e vestibular, me pediu uma ajuda com a redação e uma das primeiras perguntas que ele me fez foi:

Porque o Enem exige a redação dissertativa argumentativa e não um texto narrativo ou qualquer outro tipo de texto?

Logo percebi que seria necessário esclarecer os pontos principais de cada texto de forma simples para que ele compreendesse e não tirasse o foco do tipo de texto que iriamos começar a estudar, que era a dissertação argumentativa. Então disse a ele que enquanto uma descrição apresenta detalhes de lugares, personagens e acontecimentos, uma narração conta uma história, uma dissertação expositiva relata fatos e dados de forma científica, o texto dissertativo argumentativo defende uma ideia e a justifica com argumentos consistentes.

Veja então que a redação dissertativa argumentativa é um eficiente instrumento para avaliar a capacidade do candidato de pensar e de se expressar através de argumentos para defender seu ponto de vista, visto que essas são habilidades cada vez mais valorizadas principalmente no competitivo mundo do trabalho.

E como é feita a correção da redação dissertativa argumentativa? O que é avaliado para se chegar à nota final da redação?

Critérios para a correção da redação dissertativa argumentativa

Na correção da redação do Enem são contempladas cinco competências com pontuação de 0 a 200 para cada uma. Essas competências avaliam:

  • O domínio da norma culta da língua escrita;
  • A compreensão da proposta e sua aplicação às áreas de conhecimento, para desenvolver o tema em um texto dissertativo argumentativo;
  • A capacidade de utilizar argumentos de defesa de um ponto de vista;
  • O domínio de mecanismos linguísticos de articulação das partes do texto;
  • A elaboração de uma proposta de solução para o problema proposto, respeitando os valores humanos e a diversidade sociocultural.

Já outros vestibulares, como a Fuvest, geralmente avaliam três aspectos:

  • Tipo de texto e abordagem do tema: Os corretores verificam se o texto se configura como uma dissertação argumentativa e se atende ao tema proposto.
  • Estrutura: São avaliados os aspectos de coesão textual e de coerência das ideias.
  • Expressão: Examinam e avaliam o domínio do padrão culto escrito da língua e a clareza na expressão das ideias.

Vale lembrar que em qualquer exame que é exigido a redação dissertativa argumentativa espera-se que o candidato tenha um bom nível de argumentação. É importante ressaltar também que para ter ótimos resultados é imprescindível que você conheça muito bem essa modalidade de escrita.

E como chegar a esse nível? Só existe uma resposta: treinando constantemente. Bom treino.

Então o que achou do artigo? Deixe seu comentário e se você gostou compartilhe com seus amigos.

Abraços e até a próxima.