A redação é, sem dúvida, uma parte muito valorizada em exames de vestibulares, concursos e Enem. Redigir um bom texto é primordial, já que em muitos casos isso ajuda muito na soma final da nota, como por exemplo, na avaliação do Enem. Por esse motivo a redação é a razão de grande preocupação de muitas pessoas, principalmente daquelas que estão se preparando para algum tipo de exame que exija a produção de texto.
Porque não consigo ser criativo nas minhas redações?
Muitas são as queixas de estudantes sobre a grande dificuldade para produzir textos escritos. Podemos listar inúmeras como:
- falta de criatividade,
- problemas para expressar as ideias,
- problemas com concordâncias,
- pontuações entre outros problemas citados.
Mas quero chamar atenção para um elemento que causa um grande desconforto quando essas pessoas estão frente a uma proposta de redação. É a falta de conteúdo ou a falta de informação. Esse é um problema que leva a pessoa a chegar, muitas vezes, a conclusões errôneas de que não tem criatividade ou ainda de que não sabe se expressar.
Quantas vezes ouvi relatos de meus alunos como, “não sei o que escrever”, ou ainda, “não sou criativo”, mas na verdade o grande obstáculo desses alunos era a falta de conteúdo, era a falta da preciosa informação que atrapalhava a produção de uma boa redação. E o que fazer para acabar com esse problema?
Não existe uma fórmula mágica, mas posso afirmar que é possível amenizar ou até mesmo solucionar essa grande dificuldade com uma simples ação. A prática de fazer boas leituras. E por que ler pode melhorar e aumentar a minha criatividade na hora de produzir a minha redação?
Os benefícios da leitura
Ler nos faz trilhar pelos caminhos das descobertas, desperta a criatividade, aumenta o nosso conhecimento, expande o nosso vocabulário, além disso, a leitura desenvolve o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretar. Em outras palavras a leitura nos aproxima do mundo, pois é através desse ato que podemos interpretar informações e acontecimentos.
As pessoas que tem o hábito de fazer leituras de qualidade possuem mais argumentos, conseguem se posicionar e formular opiniões concretas. Sendo assim, demonstram mais facilidade para se expressar tanto na oralidade como na escrita e como consequência fluem melhor ao desenvolver uma produção de texto.
Talvez você não tenha desenvolvido esse importantíssimo hábito ainda, mas nunca é tarde para começar.
Por onde devo começar?
Comece buscando sobre assuntos que lhe agrada como: esportes, cinema, culturas, enfim aquilo que te dê prazer e aos poucos vá buscando outros tipos de leitura.
Planeje o tempo que você vai se dedicar a leitura. Se você não tem muito tempo procure aproveitar os espaços vagos do seu dia como após o almoço, no ônibus, metrô ou até mesmo antes de dormir. No começo não precisa ser muitas horas, vá aumentando gradativamente.
O importante é que faça sempre uma reflexão sobre sua leitura. Crie sua opinião concordando ou discordando. Comente com outras pessoas colocando seu ponto de vista sobre o assunto. Isso ajudará colocar em prática as informações que você adquiriu e exercitar sua argumentação assim como seu vocabulário. O resultado desse treino você verá nas suas redações.
Agora é com você. O que achou do artigo? Você também tem dificuldades para criar redações? E que tipo de leitura você sente prazer? Deixe seu comentário no formulário abaixo!
Aproveite e compartilhe com algum amigo que tenha dificuldade com produção de textos. E se gostou do conteúdo que tal dar aquela curtida?
Abraços!