Muito do sucesso que você pode ter em suas provas e redações está por trás da forma como você absorve o conteúdo. E muito conteúdo importante decorre de palestras, vídeos e outras situações onde você só tem aquela oportunidade para fazer suas anotações.
Reflita. Quantas vezes você se viu enrolado entre prestar atenção ou anotar o que estava sendo exposto? O grande problema é que ao somente focar em assistir a apresentação uma boa porcentagem do que foi dito é esquecida horas após. Já aconteceu isso com você?
E quando queremos tomar nota de tudo o que está sendo passado? Dependendo do método escolhido, o professor ou palestrante pode falar rápido não dando espaço para você pensar e se sua habilidade para tomar notas não for boa as chances de você compreender algo e ainda ter um material para revisões posteriores são baixíssimas.
Você gostaria de aprender um método para tomar notas com mais facilidade e rapidez, que facilita suas revisões e diminui a necessidade de passar limpo, classificar e organizar seus textos posteriormente? Então continue aqui comigo?
Anotações mais eficientes com o método Cornell
O método Cornell foi desenvolvido pelo Dr. Walter Pauk, da Universidade de Cornell para otimizar anotações. Este método pode te ajudar a tomar notas de tal forma que possibilite uma revisão mais eficaz com melhor retenção do conteúdo.

E outra característica bacana para você que precisa administrar seu tempo de estudo é que a estrutura deste método oferece um layout organizado que praticamente reduz a necessidade de passar a limpo o que foi anotado.
E o que o método Cornell de anotação tem de vantajoso em relação a tomar nota de tudo em uma aula?
Quando nos preocupamos em tomar nota de tudo que é passado de conteúdo (isso quando é possível, pois depende do ritmo do orador) não conseguimos fazer uma análise crítica acerca do assunto e as dúvidas só virão em casa no momento da revisão onde não contamos mais com a ajuda do orador.
Outro problema é que se você conseguir anotar uma imensidão de conteúdo exposto você levará mais tempo apenas lendo o que anotou. Isso não acontece com método Cornell porque ele se baseia na sua compreensão do que foi exposto e anotado, e em palavras chaves que são gatilhos para temas que resumem partes de suas anotações.
Mas acredito que tudo o que você quer agora é saber como elaborar anotações com o método Cornell, não é mesmo? Então vamos às etapas.
ETAPA 1 – O preparo
Antes de qualquer coisa providencie um caderno ou um fichário com folhas. Uma boa ideia é que, independente de sua escolha, seja algo dedicado somente para suas anotações. Isso facilitará consultas no futuro.
Cada folha contará com formato baseado em linhas que dividem o layout da página que você desenvolverá momento antes da aula, palestra entre outras.
Para preparar o layout você deve selecionar uma folha e, com auxilio de uma caneta, traçar uma linha horizontal na parte inferior. Esta linha corresponderá a ¼ da página de baixo para cima.
Na parte superior da folha separe as duas primeiras linhas para colocar um cabeçalho com informações como; nome de curso, tema da palestra, data, etc. Para facilitar também faça um traço horizontal nesta região.
Agora só falta mais um traço. Este deve estar na vertical a 1/3 em relação à borda esquerda da folha.
Veja o resultado final.
Você já tem o layout preparado para fazer suas anotações. Vamos ao próximo passo?
ETAPA 2 – Fazer as anotações
Enfim você efetuará suas anotações. Use a coluna direita da página indicado na imagem a seguir para anotar os principais conceitos e ideias da aula. Mas é muito importante que você não somente transcreva o que o orador disser. Use seu senso crítico, reflita e anote os pontos de forma simples e resumida com suas próprias palavras.
Geralmente é fácil perceber quando virá alguma informação importante. Um bom orador costuma dar ênfase em forma de suspense antes de passar esta informação. É algo similar a estes exemplos:
Existiram dois possíveis motivos para que X tivesse acontecido…
Desde a época de X, Y é dividido em duas partes…
O que vem a seguir tem grandes chances de fazer parte de suas anotações. Vamos a um exemplo mais prático:
Desde a época dos romanos, o direito é dividido em duas partes: em direito público e direito privado.
Veja que na primeira parte; “Desde a época dos romanos, o direito é dividido em duas partes:”, o orador antecipa uma informação importante que está por vir. E é um momento para estar atento se o que virá a seguir é relevante para sua anotação.
Outras coisas importantes para se executar nesta etapa é se possível, para ganhar tempo e simplificar suas anotações, usar abreviações e símbolos. E quando o orador começar um novo tópico pule uma linha para manter a organização.
ETAPA 3 – Fazer a revisão
O mais rápido possível, após a palestra ou aula, procure fazer uma revisão onde você pode descartar partes desnecessárias ou até incrementar informações que estão frescas em suas mentes.
A partir de sua compreensão referente as informações da coluna à direita é hora de se dedicar a coluna da esquerda. Nesta coluna coloque palavras chaves que correspondam e sirvam de gatilho para recordar o conteúdo da coluna à direita.
Você também pode criar perguntas baseadas no conteúdo da coluna direita como se elas pudessem fazer parte de uma prova e coloque-as também na coluna da esquerda. Isso pode facilitar consultas posteriores.
ETAPA 4 – Sintetize o que foi estudado
Depois de revisado use o campo inferior da folha para resumir o que você entendeu sobre o tema abordado. Uma forma que pode te ajudar a criar seu resumo é imaginar como você explicaria o que você entendeu para outra pessoa.
Conclusão
Com todas as etapas seguidas, de forma disciplinada, o método Cornell pode ser eficiente para que você consolide o que você aprendeu. Lógico que você precisa praticar para que sua aplicação se torne um hábito.
Outra coisa importante é sempre efetuar consultas as suas anotações para melhorar o seu nível de retenção evitando assim acúmulo de estudos nas vésperas de avaliações.
Dicas bônus: O fato de você usar o método Cornell não impede de você fazer experimentações com outros métodos. Isso pode até potencializar seus estudos. Em breve abordaremos outros ótimos métodos como mapas mentais e quadro sinótico. Por isso fique atento aos nossos conteúdos.
Agora me diga. Você já utilizou o método Cornell? O que você achou? Fale sobre suas experiências.